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O SIG-UFABC

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFABC prevê a necessidade de suprir a Universidade com  sistemas de informação que implementem seus processos (administrativos, acadêmicos e de suporte diversos) e promovam a comunicação e integração entre as várias áreas e câmpus.

A comunidade acadêmica há algum tempo sente a falta de implantação de tais sistemas e tem convivido com o SIE (Sistema de Informações para o Ensino), que por diferentes motivos, não tem se mostrado adequado à gestão de informações integradas da UFABC. Assim, durante todo o ano de 2014, a atual gestão fez uma avaliação minuciosa das soluções alternativas para a efetivação do sistema de informações da UFABC. 

É importante entendermos que a mera aquisição de um sistema de informações não garantirá sua eficiência, se isto não for precedido por um plano de implantação no qual os diversos atores da comunidade acadêmica estejam comprometidos com seu sucesso. O processo deverá ser profundo para que possa ser duradouro e apropriado por todos os setores da Universidade.

O plano de implantação que se inicia, parte de um termo de cooperação técnica, assinado com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que inclui a aquisição do SIG (Sistemas Integrados de Gestão), desenvolvido por aquela Universidade, e que se mostrou o mais adequado à integração dos dados da UFABC e com maior capacidade para adaptações aos nossos processos, preservando-se suas especificidades.  Outro aspecto determinante nessa escolha foi o fato do SIG promover a integração externa de informações gerenciais com outros sistemas da administração federal. O sistema, sendo modular, permite eleger módulos prioritários para implantação (dos mais estruturantes para os mais específicos), tal que  diferentes grupos trabalhem concomitantemente na análise de cada um, sua adequação aos processos da UFABC, a eventual  necessidade de adaptação e desenvolvimento de customização , resultando na homologação de processos e fluxos.

O Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da UFABC tem papel fundamental no processo de implantação do SIG-UFABC, compondo o Grupo Técnico de Desenvolvimento deste projeto, sendo responsável pela avaliação técnica do sistema e de cada módulo, do registro de todos os protocolos de instalação, adaptação, homologação e treinamento dos usuários. Visando o envolvimento de toda a comunidade acadêmica, o processo de implantação será coordenado pelo Comitê Gestor  de Implantação do SIG-UFABC,  composto por representantes de diversas áreas gerenciais da Universidade, responsáveis por  mobilizar os diferentes usuários-chave, na medida do cronograma de implantação dos módulos. Identificando-se a necessidade de adaptação dos módulos, os especialistas em programação da comunidade, através do Grupo Consultivo, serão convidados a participar de chamadas públicas para realizar projetos de customização do sistema, criando-se um ambiente propício ao ensino- aprendizagem na área, com possibilidade de orientações de projetos em Trabalhos de Graduação, Iniciação Científica e pós-graduação.

Neste site você encontrará informações sobre o SIG-UFABC, bem como os principais documentos relacionados ao seu Projeto de Implantação e produzidos pelos diferentes grupos de trabalho. Neste espaço serão também registradas as etapas e as atividades planejadas e em desenvolvimento, de forma a possibilitar o acompanhamento e a participação de todos no Projeto.  

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